domingo, 20 de março de 2011

Joias de Dalí - parte 1

Na minha viagem pra Espanha no Carnaval, visitamos o museu do Salvador Dalí, em Figueiras, sua cidade natal.
Eu já adorava as obras dele pelas maluquices e originalidades, mas ver ao vivo realmente é super diferente e me fez ficar mais fã dele ainda!
O museu foi construído por ele mesmo, em um teatro da cidade, e é muito completo, com quadros originais, esculturas, desenhos, vídeos e até joias! Isso mesmo, até joias! Eu também não tinha noção dessa parte, então aí vai um pouco de informação sobre o também surreal mundo das joias de Salvador Dalí.

Vermelho e amarelo, com uma cúpula de vidro e vários ovos no telhado. Esse é o museu de Dalí!
Entre os quadros e esculturas do museu, há algumas joias dele, localizadas na mesma sala de seu túmulo (é, o cara tá enterrado lá mesmo!). Além dessas, ainda tem uma sessão especial, separada, só com outras joias. É tanta coisa que vou dividir em duas partes. Então vamos à parte 1!
Nessa primeira sala, há muitos pingentes feito em ouro e algumas esculturas. 

O túmulo


Dali e Gala, sua amada esposa.







Pra não dizer que tudo lá era absolutamente perfeito, achei um defeitinho só: não havia muita explicação sobre as obras. Nessa primeira sala, por exemplo, eu fiquei em dúvida foi o Dalí mesmo que confeccionou, que forjou essas peças, pois não havia nenhuma informação ao lado! Não tinha data, nem nada, só dava pra ver a assinatura dele na peças.
Só consegui entender isso quando fui na sessão especial de joias, mas isso já é assunto pra outro post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário