terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Que é o Quilate?

Na verdade, a palavra quilate pode ser usada em dois contextos, e daí vem toda a confusão!
Podemos usar quilate pra nos referirmos ao tipo de liga de ouro e também usá-lo para pesar pedras, que são coisas totalmente diferentes. Vamos por partes...
O ouro puro ou ouro 1000 ou ouro 24K (24 quilates) é muito mole, maleável e fica impossível fazer uma joia com esse teor, pois ela deformaria ao toque. Para endurecê-lo, são feitas ligas, em que fundimos o ouro com cobre, zinco, prata ou paládio. Esses metais, além de melhorar a dureza da liga, também mudam a cor do ouro (por exemplo, a pulseirinha de ouro branco que fiz tem paládio na liga pra fazer o ouro ficar clarinho). Voltando ao quilate, nas ligas de ouro, ele indica a porcentagem de ouro puro que temos na joia. 
Assim , quando aparecer gravado no seu anel 18K, significa que em 24 partes da liga temos 18 partes de ouro, ou seja 75% de ouro. De maneira mais simples, temos a simbologia ouro 750, que pra mim é beeeem mais óbvia! 
Aqui no Brasil, uma liga tem que ter no mínimo14K pra ser chamada de ouro.

Padrões de medida do teor de ouro
Agora vamos ao uso do quilate em pedras preciosas. Nesse sentido, ele representa o peso da pedra e 1ct (1 quilate) representa 1/5 de grama, ou seja 200 mg. 
Repare que os símbolos são diferentes, K e ct, mas a palavra é a mesma. Só pra confundir mesmo!
Entendeu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário