terça-feira, 19 de abril de 2011

Tecnogold 2011

Na semana passada, visitei a Tecnogold, uma feira de novas tecnologias em joalheria que acontece todo ano em São Paulo.


Minhas aulas de joalheria são totalmente artesanais e usamos um maquinário muito simples e básico, ou seja, tudo é feito à mão. Mesmo assim, achei legal visitar a feira pra conhecer as super máquinas que fazem de tudo.
É até covardia, pois uma peça que demoramos umas 6 horas pra fazer, a máquina faz em 30 segundos!
Tá pensando que estou exagerando? Confere o vídeo aí da confecção de uma aliança:



Pra fazer isso, só é necessário um aro simples, já fundido sem solda. O resto é tudo com a máquina...
E as opções de acabamento são imensas: cada aliança desse mostruário tem um detalhe diferente. Tem até a opção de ter todas as casinhas prontas pra cravação!

Mostruário com algumas muitas opções!
Só falta encaixar os brilhantes e fechar as garrinhas
Obviamente, a brincadeira não é barata: 57.000 reais. Contudo, se pensarmos no preço final de um par de alianças por aí, nem é tão absurdo assim...
Todos esses moldes que eles usam na feira são feitos em latão. No final, o senhor que estava demonstrando me ofereceu o anelzinho de recordação. Achei simpático!
Esse acabamento escolhido por ele é bem brega, mas dá pra ter uma noção do que essas máquinas fazem em cerca de 1 minuto.



Impressionante, né!!?
OBS: Devido ao feriadão e minha viagem pra BSB não vou ter aula essa semana. =( Em compensação, dose dupla na semana que vem!!!


Fechando as malas....fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário