sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aula 01

No começo desse mês, resolvi começar um curso de Joalheria, na Escola de Joalheiros de Campinas.
No início, pensei nessas aulas como uma forma de preencher meu tempo, mas depois de algumas aulas percebi que gostei muito de produzir as peças.
Quem sabe tá aí a minha nova profissão!

Bem, vamos à primeira aula, que foi no dia 07/07/10.
O ambiente da escola é de oficina mesmo: muitos instrumentos, máquinas, cheiro de graxa e tudo naquela cor característica de oficina, um marrom queimado que vai do chão ao teto.
Logo de cara tiver que fundir a prata e isso me assustou um pouco, pois tive que utilizar um maçarico imenso e super poderoso. Nada demais, mas sabe aquela frescura de engenheira acostumada com procedimentos de segurança? Tava esperando pelo menos uns óculos...
Mas depois da primeira vez, tudo fica mais fácil, sempre.
Depois da fundição, fiz uma lâmina usando uma máquina chamada laminador e a cortei com uma serrinha.
Muito pavor ao usar essa serrinha da primeira vez, pois não achava posição de apoio e parecia que ia perder meus dedinhos a qualquer momento! Deu tudo certo: acabei de conferir e todos os 10 estão aqui!
Horas mais tarde, após muitas lixas e polimentos, terminei o meu primeiro anel chapado, meio fosco na parte externa.




Lindinho, né?
Nem imaginei que sairia da primeira aula com uma peça prontinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário