Na verdade, a palavra quilate pode ser usada em dois contextos, e daí vem toda a confusão!
Podemos usar quilate pra nos referirmos ao tipo de liga de ouro e também usá-lo para pesar pedras, que são coisas totalmente diferentes. Vamos por partes...
O ouro puro ou ouro 1000 ou ouro 24K (24 quilates) é muito mole, maleável e fica impossível fazer uma joia com esse teor, pois ela deformaria ao toque. Para endurecê-lo, são feitas ligas, em que fundimos o ouro com cobre, zinco, prata ou paládio. Esses metais, além de melhorar a dureza da liga, também mudam a cor do ouro (por exemplo, a pulseirinha de ouro branco que fiz tem paládio na liga pra fazer o ouro ficar clarinho). Voltando ao quilate, nas ligas de ouro, ele indica a porcentagem de ouro puro que temos na joia.
Assim , quando aparecer gravado no seu anel 18K, significa que em 24 partes da liga temos 18 partes de ouro, ou seja 75% de ouro. De maneira mais simples, temos a simbologia ouro 750, que pra mim é beeeem mais óbvia!
Aqui no Brasil, uma liga tem que ter no mínimo14K pra ser chamada de ouro.
Padrões de medida do teor de ouro |
Agora vamos ao uso do quilate em pedras preciosas. Nesse sentido, ele representa o peso da pedra e 1ct (1 quilate) representa 1/5 de grama, ou seja 200 mg.
Repare que os símbolos são diferentes, K e ct, mas a palavra é a mesma. Só pra confundir mesmo!
Entendeu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário