sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aula 40

Quaaaase consegui terminar o brinco!
Só ficou faltando cravar a pedrinha em cima e a pedrona rosa, mas não consegui terminar... Mas está ficando lindo, modéstia à parte, rsrsrsrs.

Ele ficou na oficina pra receber um acabamanto extra no "rola", uma caixinha que gira com as peças dentro e com um monte de bolinas de aço, que atingem lugares inalcançáveis e com isso deixam a peça bem brilhosa. Como o brinco tem aqueles elos de corrente, não dava pra polir bem por dentro então resolvi deixar lá pra ficar tinindo! Por isso, fotos só na semana que vem... =(

E enquanto estávamos lá trabalhando, um aluno do lado da minha bancada estava juntando umas peças pra fundir. É bem normal fazer isso, pois estamos aprendendo e às vezes fazemos peças ruins mesmo, mas fiquei com muita dó dele derreter essa mandala...

 

Tentei fazer um trabalho de convencimento, mas ele disse que ia derreter pq tava sem dinheiro pra comprar mais prata. Pra todo mundo ficar feliz, acabei comprando dele!


Agora é minha!
Quarta que vem tem mais aula.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aula 38

Semaninha corrida, viu?! E ainda nem terminou...
Ontem comecei a fazer um brincão com umas pedras que comprei lá na Tecnogold. Minha prima Jaque me mandou uma foto de um brinco que ela viu e me mandou fazer um inspirado... tô tentando!
O mais difícil foi achar a pedra em formato de gota mais redondinha, não tão alongada. Queria uma pedra preta ou transparente, mas só achei rosa, então vai assim mesmo.
Tá ficando bem bonito!



Será que consigo terminar na aula de amanhã?
Tomara!

sábado, 23 de abril de 2011

Chocolate para a Páscoa!

Já que o tema da semana é mesmo chocolate, conheçam o ouro cor de chocolate!
Depois do ouro branco, amarelo, rosa e negro, agora também existe o ouro marrom, cor de chocolate mesmo. Para adquirir essa cor, o ouro rosa passa por um processo chamado PDV, em que há deposição de material em cima do ouro e assim ele muda de cor.





Esse tom de ouro é realmente muito diferente e super moderno. Eu que não gosto muito do amarelo, achei esse marrom demais. 
Ainda não vi nenhum ouro marrom nas joalherias brasileiras, mas aposto que deve chegar em breve.
Essa é uma boa desculpa se você não quiser sair da dieta na Páscoa: peça pro coelhinho trocar o ovo de páscoa por uma joia cor de chocolate. =)


Feliz Páscoa pra todos!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Tecnogold 2011

Na semana passada, visitei a Tecnogold, uma feira de novas tecnologias em joalheria que acontece todo ano em São Paulo.


Minhas aulas de joalheria são totalmente artesanais e usamos um maquinário muito simples e básico, ou seja, tudo é feito à mão. Mesmo assim, achei legal visitar a feira pra conhecer as super máquinas que fazem de tudo.
É até covardia, pois uma peça que demoramos umas 6 horas pra fazer, a máquina faz em 30 segundos!
Tá pensando que estou exagerando? Confere o vídeo aí da confecção de uma aliança:



Pra fazer isso, só é necessário um aro simples, já fundido sem solda. O resto é tudo com a máquina...
E as opções de acabamento são imensas: cada aliança desse mostruário tem um detalhe diferente. Tem até a opção de ter todas as casinhas prontas pra cravação!

Mostruário com algumas muitas opções!
Só falta encaixar os brilhantes e fechar as garrinhas
Obviamente, a brincadeira não é barata: 57.000 reais. Contudo, se pensarmos no preço final de um par de alianças por aí, nem é tão absurdo assim...
Todos esses moldes que eles usam na feira são feitos em latão. No final, o senhor que estava demonstrando me ofereceu o anelzinho de recordação. Achei simpático!
Esse acabamento escolhido por ele é bem brega, mas dá pra ter uma noção do que essas máquinas fazem em cerca de 1 minuto.



Impressionante, né!!?
OBS: Devido ao feriadão e minha viagem pra BSB não vou ter aula essa semana. =( Em compensação, dose dupla na semana que vem!!!


Fechando as malas....fui!!!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aula 37

Anéis finalizados!
Depois de cravar todas essas 12 pedrinhas, acho que já estou ficando craque!





Usei esse com pedras pretas a semana toda e nenhuma caiu! Confesso que no início não estava confiando que elas resistiriam sem cair, pois o processo de cravação é muito sutil: apenas uma bordinha de prata impede que a pedra saia do lugar. Mas depois de uma semana de uso direto, meu trabalho de cravação tá aprovado!
Como eu estava achando ele muito brilhoso, resolvi passar uma lixa nele pra dar uma fosqueada e achei que ficou mais bonito, pois evidenciou mais as pedrinhas pretas.
Esse com zircônias é uma encomenda pra minha prima Karen, espero que ela goste! (se ela não quiser, eu quero, hahaahahhaha).
Amanhã vou a São Paulo pra uma feira de joias chamada Tecnogold.
Depois conto as novidades!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Burle Marx e H.Stern

Sou de Brasília e quem conhece a cidade sabe que tem obras de Burle Marx por todo canto. Seus azulejos, telas e projetos paisagísticos marcam a minha cidade natal e muitas outras pelo Brasil.
Pesquisando um pouco, descobri que Burle Marx foi um artista em vários segmentos como pintura, escultura, tapeçaria e inclusive como designer de joias! 
Ele fez mais de 2000 desenhos de peças, muitas com a mesma inspiração de suas telas: leveza, natureza e fluidez.
Como homenagem a esse artista plural, a H.Stern lança uma coleção com as joias desenhadas por Burle Marx, todas lindíssimas!






Chorei por essa pulseira em ouro amarelo e por esse anel em ouro branco...
E não deixe de conferir o catálogo completo, com fotos muito legais das joias dispostas em forma de revista e com desenhos originais do artista. Clique aqui e confira, vale a pena!
Eu já cheguei à conclusão que adoro as peças desses arquitetos/engenheiros, pois elas tem uma leveza incrível. Quem se lembra da coleção do Niemeyer (também para a H.Stern!) e conhece as jóias do Antônio Bernardo entende bem do que estou falando. 
Puxando o saco da minha classe e provando que também podemos ser bons em coisas muito além dos números!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Joias da Angelina Jolie

Ela é a prova de que não basta ser linda, talentosa, sexy, casada com o Brad Pitt, adotar um milhão de crianças, ser mãe de gêmeos e fazer caridade pelo mundo...
Pois é, minha gente, Angelina Jolie ainda quer mais: agora inventou de desenhar joias!
Suas peças são enormes e cheias de pedras, bem parecidas com as que ela usa em festas de gala por aí.
E não espere um design inovador nem nada de muito diferente, afinal isso não é essencial: só o fato dessas joias terem sido desenhadas por ELA já são suficientes pra dar um status muito mais que especial pra cada peça.




Confere aí no vídeo as humildes gemas da sua coleção. Tem umas que são quase do tamanho de uma orelha!



E pra ficar socialmente correto, parte das vendas vão pra caridade.
Acho que essa mulher é tão perfeita que ela nunca teve espinha nem acorda com bafo...
Afe, que inveja!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aula 36

Hoje apenas continuei um dos anéis da aula passada.
Ele tem 4 frisos que são feitos com a serrinha, e isso me tomou um bom tempo da aula. Já vi uns vídeos de máquinas fazendo isso em questão de segundos, mas minha joalheria é artesanal, fazer o quê... paciência!!!
Depois, terminei o acabamento e comecei a cravação das pedrinhas pretas.






Até que não é tãaaaao difícil assim, o problema é que, na hora de prender a pedra no anel, é preciso fazer uma pressão e isso acaba arranhando bastante a peça, ou seja, todo o trabalho de polimento vai quase pro espaço.
Aliás, esse anel não está totalmente acabado: olhando bem de pertinho, ainda dá pra ver os arranhões em volta das pedrinhas (nem tenta ver nas fotos pq tirei de longe de propósito!). 
Semana que vem vou caprichar no polimento e tiro mais fotos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aula 35

Olá!
Hoje a aula da semana foi na sexta e não na costumeira quarta.
Estou fazendo dois anéis, um pra minha prima Karen e outro pra mim mesmo.
O dela é parecido com aquele que eu fiz com pedras vermelhas, mas ela pediu com zircônias incolores ao invés das vermelhinhas.
O outro será inspirado num modelo que vi numa revista de uma aliança em ouro branco, mas farei em prata com zircônias pretas.
Já fiz bastante coisa, mas os dois estão tão feinhos que nem merecem uma foto decente! Vai de qualquer jeito mesmo!

Daqui a pouco estarão brilhando!
E a novidade é que eu mesma cravarei as pedrinhas. Chega de depender do cravador enrolado e careiro lá do centro, agora sou eu mesma que faço!!!! 
Vamos ver no que dá...