segunda-feira, 28 de março de 2011

Joias de Dalí - parte 2

Agora vamos ao gran finalle, ao museu especialmente dedicado às joias de Dalí.
Como já disse, a entrada dele é separada do outro museu. Logo na escadaria, uma foto típica do artista!






As peças são cheias de pedras, todas elas muito grandes. Algumas foram inspiradas em seus quadros famosos, mas outras saíram dos devaneios dele mesmo. 

Inspiração no quadro "A Persistência da memória", aquele com os relógios derretendo!

 Ruby Lips: joia inspirada no famoso sofá em forma de boca. 

Um colar bem extravagante!


Escultura em gemas preciosas



Essa pedra é muito, muito grande!
Novamente, só tenho a reclamar da escassez de informação sobre as peças. Comentei anteriormente que nem dava pra saber se ele apenas as criou ou se foi ele mesmo que as montou. 
Do lado de algumas joias, havia o desenho assinado por Dalí, como se fosse um projeto para a montagem, então concluí que ele desenhava e um outro fazia cada peça. Pesquisando, descobri que é isso mesmo:

"Dali começou a se aventurar como criador por volta de 1938. Ele fazia questão de escolher pessoalmente todas as gemas que seriam usadas, não só pela qualidade e cor, mas sim pelos sentimentos que as pedras causavam no pintor. Os temas das peças eram similares ao de suas pinturas: religião, mitologia, natureza e surrealismo. O trabalho de ourivesaria era executado pelas mãos do espanhol erradicado em Nova York, Carlos Alemany, o qual tinha o dom de capturar a visão do pintor de suas telas e transformá-las em lindas peças."
Retirado de : www.daslu.com.br

Confiram aí a sequência de desenhos juntamente com as peças prontas:











Além de tudo isso, há joias que se mexem! Nessa aí de cima, por exemplo, a "porta" feita com essa pedra imensa, abre e fecha revelando o rosto desenhado dento. Tem também esse coração que bate:



Tudo muito legal mesmo! E na saída, a lojinha vende cópias das joias e livros especiais com fotos das peças.

Capa do livro 

Se passarem pelos arredores de Barcelona, não deixe de visitar tudo isso!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aula 34

Depois de muitas soldas minúsculas, terminei o meu cordão em ouro branco.
Ele ficou do jeito que eu queria: bem delicadinho e discreto, ideal pra deixar no pescoço direto.



Lindinho, mas deu um trabalho.... gastei quase duas aulas para terminar.
Mas olha como tem detalhe: são 9 corações ao todo, cada um com 2 soldas de argolinhas. Além disso, são 10 pedaços de corrente com 2 argolinhas soldadas em cada ponta. Olha aí a trabalheira: 38 soldas muito pequenas! Sem contar como foi difícil polir essas coisinhas... Meus dedinho pretos é que sabem!

Eu tinha que ficar com o rosto bem pertinho da peça pra enxergar a solda. Tão perto que uma cliente chegou na oficina e perguntou se eu não tinha que usar óculos de proteção! Afe, saí de lá quase vesga!

domingo, 20 de março de 2011

Joias de Dalí - parte 1

Na minha viagem pra Espanha no Carnaval, visitamos o museu do Salvador Dalí, em Figueiras, sua cidade natal.
Eu já adorava as obras dele pelas maluquices e originalidades, mas ver ao vivo realmente é super diferente e me fez ficar mais fã dele ainda!
O museu foi construído por ele mesmo, em um teatro da cidade, e é muito completo, com quadros originais, esculturas, desenhos, vídeos e até joias! Isso mesmo, até joias! Eu também não tinha noção dessa parte, então aí vai um pouco de informação sobre o também surreal mundo das joias de Salvador Dalí.

Vermelho e amarelo, com uma cúpula de vidro e vários ovos no telhado. Esse é o museu de Dalí!
Entre os quadros e esculturas do museu, há algumas joias dele, localizadas na mesma sala de seu túmulo (é, o cara tá enterrado lá mesmo!). Além dessas, ainda tem uma sessão especial, separada, só com outras joias. É tanta coisa que vou dividir em duas partes. Então vamos à parte 1!
Nessa primeira sala, há muitos pingentes feito em ouro e algumas esculturas. 

O túmulo


Dali e Gala, sua amada esposa.







Pra não dizer que tudo lá era absolutamente perfeito, achei um defeitinho só: não havia muita explicação sobre as obras. Nessa primeira sala, por exemplo, eu fiquei em dúvida foi o Dalí mesmo que confeccionou, que forjou essas peças, pois não havia nenhuma informação ao lado! Não tinha data, nem nada, só dava pra ver a assinatura dele na peças.
Só consegui entender isso quando fui na sessão especial de joias, mas isso já é assunto pra outro post!



quarta-feira, 16 de março de 2011

Aulas 32 e 33

Aula dupla de novo pra compensar a viagem da semana passada, que foi maravilhosa!
Tenho até umas novidades pra postar, aguardem.
Hoje fiz duas pulseirinhas que já estavam na fila faz tempo!
Um coroa e um coração bem simples, presos num fio de silicone preto e com fecho em prata.
A única coisa ruim nessas pulseiras é que elas são impossíveis de se colocar sozinha, pois é difícil encaixar o fecho. Eu pelo menos estrago a minha unha toda, fico suada, faço piruetas e nem assim consigo encaixar as malditas!




Elas são ideais pra usar no dia a dia, no braço do relógio.
Além disso, também comecei o meu colar de ouro branco também com corações (acho que estou romântica essa semana rsrs..). Ele se parece com aquele que eu fiz em prata, mas coloquei mais corações e eles são bem menores.
Semana que vem tiro fotos dele.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Aulas 30 e 31

Semana passada fiquei enroladíssima e acabei desmarcando minha aula.
Pra compensar, essa semana teve aula dupla e terminei o anel de quartzo rosa.
Ficou lindo! 
Esse vai ficar pra mim mesmo, pois dia desses levei um puxão de orelha da minha amiga Márcia porque eu estava sem nenhuma peça feita por mim!






Agora já tenho um anel e ainda vou fazer um colar e um brinco. Daqui pra frente só vou usar o que eu fiz, quer propaganda melhor? rsrsrs...
E o fato dessa pedra ser um pouco arredondada triplicou o trabalho da peça, pois o encaixe ficou ainda mais difícil. Mas é assim mesmo: pequenos detalhes fazem grandes diferenças!
Bom carnaval pra todos! Eu viajo amanhã e só volto no dia 14/03, então semana que vem não vai ter aula.
A Europa me aguarda, uhuuuu!